"A melhor Atividade Física é aquela que é agradável o suficiente para se tornar um hábito"

Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

NÃO PULE REFEIÇÕES


Os especialistas em saúde afirmam que o ideal é fazer várias refeições leves ao longo do dia, idealmente de três em três horas. Pular refeições não é nada indicado. Uma das maneiras mais fáceis de controlar o peso é comer a cada três horas frutas, pães ou cereais integrais e suco de frutas. O almoço também deve ser leve, sem muitos exageros e não se deve, em hipótese alguma, pular esta refeição. O ideal é o consumo de salada verde à vontade, arroz integral, carnes grelhadas e legumes. Churrasco, creme de leite, massas com molhos gordurosos e sobremesas devem ser evitados ao máximo. Para a sobremesa, o melhor é substituir o doce por um pedaço de fruta.
Quem pula refeições desregula o metabolismo, tornando-o lento e ainda corre mais risco de comer mais na próxima refeição. O ideal é criar uma rotina de alimentação e tentar segui-la o máximo possível. Pois diminuindo a atividade metabólica se baixa a quantidade de calorias gastas nos processos fisiológicos e, conseqüentemente, se diminui a eficiência desses processos.
Ou seja, quem deixa de comer com o intuito de diminuir o peso está para lá de equivocado. Pode até achar que perdeu alguns quilinhos indesejáveis com esse sacrifício, mas longos períodos sem se alimentar levam à redução do funcionamento do metabolismo e a conseqüência é que o corpo não queima as calorias devidamente. Portanto, o efeito é o inverso do esperado. Sendo a ingestão de alimentos a cada 3 horas importante para manter o metabolismo equilibrado. Além disso, comer rápido reduz a sensação de saciedade que cria mais necessidade de alimentos.
O corpo humano opera no sistema de economia de energia, ou seja, armazenando gordura. Esse processo hoje é o responsável por existirem muitos obesos e pessoas com sobrepeso, já que o corpo tende a tentar manter o maior peso que já atingiu. Deixando de se alimentar o nosso organismo armazena gordura para suprir suas necessidades. Outro fator importante a ser considerado é que dieta sem exercícios podem fazer com que até 50% do peso perdido tenha origem da sua massa magra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário