"A melhor Atividade Física é aquela que é agradável o suficiente para se tornar um hábito"

Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Profissional de Educação Física e sua intervenção na Saúde

O exercício físico esta associado a menor número de hospitalizações, visitas médicas e medicação. Nos últimos anos, as pesquisas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela falta de atividade física. No campo de intervenção da saúde, o profissional de Educação Física tem sua contribuição fundamental. Ele incorpora atividades físicas ao cotidiano de cada indivíduo em busca de um estilo de vida saudável como características primordiais a prevenção, manutenção, recuperação e reabilitação, atuando principalmente em clínicas, empresas, spas, academias e programas sociais.

As novas evidências vêm comprovando cada vez mais, a importância e contribuição da atividade física para a melhoria da qualidade de vida de uma população. Isso se confirma, através de relações entre sedentarismo, como fator de risco, e estilo de vida ativo, como fator de proteção a doenças hipocinéticas e crônico-degenerativas, que é atualmente grande fonte de preocupação mundial no que se refere à Saúde Pública. (ACSM, 2003).

A Educação Física é uma área onde o conhecimento e a prática pode ser transmitida de uma forma prazerosa, indo do lúdico ao competitivo, gerando varias emoções que se diferenciam de pessoa para pessoa. O educador físico e o profissional de esportes criam e supervisionam programas de atividades físicas para pessoas ou grupos, promovendo a saúde por meio da prática de exercícios corporais. Através de avaliações físicas, de análise da individualidade biológica, especificidade e aptidão física de cada um..., o educar físico poderá prescrever exercícios que melhor se enquadre em cada situação, gerando benefícios imediatos e a longo prazo.

"Pouca atenção tem sido dada aos interesses políticos e econômicos associados à saúde, à aptidão física e aos estilos de vida ativa. Esta visão assumiu uma postura eminentemente individualista e biologicista no qual elaborou-se o conceito de vida fisicamente ativa independentemente de uma análise cultural, econômica e política, desconsiderando as contradições estruturais que limitam as oportunidades de diferentes grupos sociais. Evidências mostram que pessoas que não praticam atividades físicas definitivamente não estão ajudando sua saúde e provavelmente a estão prejudicando. Quanto mais examinamos os riscos para a saúde associados à falta de atividade física, mais convencidos ficamos que pessoas que não praticam atividade física devem começar a se exercitar."


Um comentário:

  1. Parabéns Camila, pelo assunto abordado.
    Pois a atividade física é melhor coisa a ser feita para melhorar a saúde e prevenir de doenças com o passar do tempo.
    Vamos dividir conhecimentos.
    Segue o meu blog.

    ResponderExcluir