"A melhor Atividade Física é aquela que é agradável o suficiente para se tornar um hábito"

Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 22 de julho de 2012

PESSOAS FORTES PODEM NÃO PARECER AS MAIS FORTES


Se você puxar em sua memória algo relacionado aos homens mais fortes do mundo, talvez a primeira imagem que venha à sua cabeça é uma montanha de músculos como a de Arnold Schwarzenegger nos tempos áureos do halterofilismo. Membros bem definidos e muita força à mostra de qualquer um que pudesse enxergar era o que se via.
Contudo, esse tipo de estereótipo nem sempre representa o homem mais forte de fato. Pelo menos em competições cujo objetivo é medir a força dos atletas (e não a suposta beleza de seu visual atlético). Quem afirma isso é o jornalista Burkhard Bilger da revista estadunidense New Yorker, baseando-se nas declarações de um médico especialista.
Em um artigo extenso, ele levanta um ponto-chave, determinado pelo fisiologista da Univeridade do Texas John Ivy: “Poder é força dividido pelo tempo. Aquele que puder gerar maior força mais rápido é o mais poderoso”.
Aqui, Bilger faz uma diferenciação entre levantadores de peso, que têm mais músculos com mais fibras de contração rápida do que fibras de contração lenta, que permitem maior resistência. Ou seja, sua capacidade física é influenciada pelas suas características fisiológicas.
Recrutamento
Entretanto, o ponto decisivo aqui, conforme o Ivy, é o que se chama de “recrutamento”. Isso diz respeito a quantas fibras podem ser ativadas simultaneamente para realizar um esforço. Em resumo, aquele que é capaz de controlar melhor os seus músculos pode ser mais forte do que aquele que apresenta músculos maiores e mais bem trabalhados.

Nas academias, há duas formas de estimular o trabalho muscular: a tensional, na qual é privilegiada a combinação mais peso, menos repetição; e a metabólica, que prevê a execução de mais movimentos com menos carga Cada uma delas atende a perlis diferentes. "É importante dizer que todo exercício leva à hipertrofia. Mas quem busca apenas tonificar a musculatura é orientado a fim de conseguir uma hipertrofia menor. Nesse caso, é necessário diminuir a quantidade de gordura por cima dos músculos, o que inclui o trabalho com exercícios aeróbios", detalha o coordenador do curso de educação física do Uniceub, Marcelo Bóia. 

Além da quantidade de peso e ritmo empregados ao exercício, fatores como o intervalo dado entre as séries influenciam no resultado da malhação. "Em um treino metabólico, por exemplo, o descanso entre os exercícios fica entre 30 segundos e um minuto",exemplifica o professor de educação física Breno Martins. 

Para quem sonha com um visual estilo fisiculturista, carboidratos e, principalmente, proteínas devem estar presentes na dieta alimentar. Já os que querem corpo definido devem diminuir a quantidade do primeiro grupo de alimentos no cardápio. Respeitar os próprios limites também é fundamental para obter bons resultados."Além de seguir o treinamento adequado, o aluno deve respeitar o período de descanso. Irritabilidade, insônia e falta de apetite são alguns dos sinais de prática excessiva de exerácios", alerta Bóia. 

Outra ressalva feita pelos especialistas é quanto ao uso de substâncias que prometem acelerar o processo de aumento da massa muscular; como os shakes, por exemplo. "A única substância que tem eficácia comprovada, mas apenas quanto ao aumento da força, é a creatina. De resto,ainda não há nada conclusivo", enfatiza Breno Martins. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário