"A melhor Atividade Física é aquela que é agradável o suficiente para se tornar um hábito"

Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

MUSCULAÇÃO: VELOCIDADE DE EXECUÇÃO

"A velocidade de execução do movimento na musculação tem levantado várias discussões ao longo dos anos. Será que é melhor fazer um movimento mais lento ou mais rápido? É de pranche que muito praticantes dizerem sentir mais quando o movimento é realizado mais lento. No entanto, estudos recentes demonstraram resultados melhores com velocidade mais rápida de execução.
Estudo realizado na Austrália em 2006, avaliou a velocidade execução durante 14 dias, com o Dinamômetro Isocinético (aparelho específico que controla a velocidade de execução). Os resultados com velocidade rápida de execução demonstrou maior quantidade de Creatina Kinase no sangue (biomarcador de lesão muscular) e dor muscular pós-treino, indicando melhor resultado para execução rápida do movimento, quando o objetivo principal é o aumento de massa muscular.
Parece que a velocidade rápida de execução promove uma maior ruptura mecânica no momento do desacoplamento das proteínas contráteis (Actina e Miosina).
Em geral existem grandes dificuldades na realização de estudos com a velocidade de execução. Muitas pesquisas tentaram avaliar a velocidade de execução durante treinamento com aparelhos utilizados em academia, no entanto é muito difícil controlar a velocidade durante o treino, e os resultados foram controversos."
Referência Bibliográfica
Chapman D, Newton M, Sacco P, Nosaka K. Greater Muscle Damage Induced by Fast Versus Slow Velocity Eccentric Exercise.Int J Sports Med. 2006 Aug;27(8):591-8.


Nenhum comentário:

Postar um comentário