"A melhor Atividade Física é aquela que é agradável o suficiente para se tornar um hábito"

Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 29 de outubro de 2011

Suplementos Alimentares

"Os Suplementos alimentares são recursos ergogênicos nutricionais. São substâncias derivadas de diversos nutrientes (carboidratos, proteínas, vitaminas e etc) encontrados nos alimentos que consumimos. Nesses produtos porém os nutrientes se encontram mais isolados e em maior concentração. " Os suplementos atualmente são procurados por diversos fatores: maximizar os efeitos do treinamento (por exemplo, hipertrofia), emagrecimento entre outros. Determinados suplementos, quando mal-administrados, em vez de proporcionar efeitos ergogênicos, podem proporcionar efeitos ergolíticos (diminuição da performance).

Apenas com orientação médica

Os suplementos nutricionais só deveriam ser consumidos por quem se exercita em ritmo mais intenso e, ainda assim, sob a supervisão de especialistas.


-Carboidratos: A ingestão adequada de carboidratos ajuda a preservar as proteínas teciduas principalmente as do músculo esquelético. Possuem grande contribuição energética para a realização do exercício. Em se tratando de praticantes de musculação não atletas, desde que saudáveis e seguindo uma alimentação adequada, recomenda-se a ingestão de carboidratos imediatamente após o treino, tanto para objetivos funcionais quanto morfológicos ( Guedes Jr, Souza Jr. e Rocha 2008).

-Proteínas (aminoácidos): As proteínas do leite humano (ex: Whey Protein- proteína do soro do leite) são as que apresentam o valor biológico mais alto (Giugliani e Victoria, 2000). A proteína é de fundamental importância para a regeneração do tecido. Os estudos indicam que o período entre 1 e 2 h após o exercício seria ótimo para a ingestão de proteínas, pois sua síntese encontra-se aumentada nesse momento (Bacurau, 2007; Biolo, 1999). A maioria dos estudos recomendão aproximadamente 1 a 2,5 g/kg de peso corporal por dia.

-Creatina: É uma substância de ocorrência natural encontrada primariamente no músculo esquelético e sintetizada endogicamente pelo fígado, rins e pâncreas a partir dos aminoácidos glicina e arginina. A creatina também pode ser obtida via alimentação: carne vermelha e peixes. A creatina contribui para a melhora da performance em atividades intensas e de curta duração (força, potência) e também para o aumento de massa muscular (Rawson e Volek, 2003). Deve-se tomar cuidado com os efeitos colaterais da creatina: prejudica a função renal (Gualano et al, 2008, Poortmans e Francaux, 2000). A creatina quando ingerida deve ser acompanhada de muita água.

ISOTÔNICOS
O que são: soluções ricas em sais minerais e carboidratos, nutrientes perdidos na transpiração
Indicação: só para quem pratica exercíciosintensos, com mais de uma hora de duração. Pese-se antes e depois da malhação. Se a perda de peso for maior que 2%, recorra a esse suplemento
Riscos: podem engordar

FAT BURNERS
O que são: suplementos à base de um aminoácido que promoveria a queima rápida de gordura
Indicação: nenhuma. Sua eficácia não foi comprovada
Riscos: podem provocar desidratação, hipertensão e arritmias cardíacas

Quem segue um programa de exercícios físicos de leve a moderado e tem uma alimentação equilibrada não precisa tomar aditivos. Se consumidos sem necessidade, os suplementos fazem mais mal do que bem. Proteínas e aminoácidos em demasia podem sobrecarregar o fígado e os rins. Até as aparentemente inofensivas bebidas isotônicas não escapam ilesas. Elas são eficazes na hidratação de esportistas que perdem muita água e sais minerais durante a atividade física. Se essa perda, no entanto, não é grande, o consumo de isotônicos pode engordar. Dos suplementos mais consumidos pelos brasileiros, um tipo está definitivamente proibido pelo Ministério da Saúde. São os fat burners. Com a promessa de queimar gordura com rapidez, eles são um veneno para o organismo. Podem causar taquicardia, desidratação, arritmia e até levar à morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário