"A melhor Atividade Física é aquela que é agradável o suficiente para se tornar um hábito"

Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

OBESIDADE , o que fazer?


A obesidade é o maior problema de saúde da atualidade e atinge indivíduos de todas as classes sociais, tem etiologia hereditária e é definida como uma doença crônica e multifatorial, ou seja, uma doença que não tem cura é desenvolvida a partir de diversos fatores, como por exemplo: fatores psicológicos, genéticos e hormonais, que no entanto pode ser controlada. Ela caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, para uma dada idade, gênero e estatura, causada por um distúrbio no metabolismo lipídico. O indivíduo pode até emagrecer, mas vai ter que se cuidar pelo resto da vida para não engordar de novo. É por isso também que, a longo prazo, os regimes restritivos não resolvem. Com eles, a pessoa emagrece rapidamente. Mas não consegue suportar, por muito tempo, as restrições impostas pelo regime. E volta a engordar. É o chamado "efeito sanfona", o massacrante vai-e-vem do ponteiro da balança. Isto ocorre porque uma vez que ocorre hiperplasia (aumento do número de células, neste caso no tecido adiposo) elas permanecem no organismo durante um loooooonnnnngo tempo, podendo permanecer no organismo até o final da vida. O que pode-se ser feito é, diminuir o processo de hipertrofia (aumento no volume de células), através da prática de atividade física, aliada a uma dieta (obs: dieta é diferente de regime) a célula diminui de tamanho (volume) e assim ocorre o emagrecimento.

O aumento da obesidade tem relação com: o sedentarismo, a disponibilidade atual de alimentos, erros alimentares e pelo próprio ritmo desenfreado da vida atual. Para controlar a doença, o primeiro passo é aceita-lá para então trata – lá, o segundo é fazer com quê o estilo de vida vença a genética, como ja foi dito, através da prática regular de atividade física aliada a uma boa dieta. Durante a prática de atividade física a primeira coisa que o organismo faz é lançar mão da glicose, armazenada nos músculos sob a forma de glicogênio. , quando o glicogênio se esgota, o organismo começa a queimar gordura como fonte de energia. Para ajudar no tratamento da obesidade é preciso unir o educador físico com a nutricionista, com o médico e o psicólogo.

Infelizmente o peso excessivo causa problemas psicológicos, frustrações, infelicidade, e leva a uma série de doenças como o câncer a diabetes. É necessário que se perceba que é normal engorda, se as pessoas comerem muito e não “queimarem” a gordura ingerida, causando um acúmulo desta no organismo, e não praticarem atividade física. Lembrem sempre que >>>O exercício é o meio para se torna ativo, e ele deve ser buscado não só pela estética e sim pela saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário