"A melhor Atividade Física é aquela que é agradável o suficiente para se tornar um hábito"

Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

ATEROSCLEROSE

athero (pasta) e skleros (endurecimento)
Aterosclerose é uma doença inflamatória crónica na qual ocorre a formação de arteromas dentro dos vasos sanguíneos. Os ateromas são placas, compostas especialmente por lipídios e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. Levam progressivamente à diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar a obstrução total do mesmo. A aterosclerose em geral é fatal quando afecta as artérias do coração ou do cérebro, órgãos que resistem apenas poucos minutos sem oxigênio.

É uma doença que se evidenciou, basicamente, após a Revolução Industrial, devido à transformação de uma sociedade de estrutura basicamente rural, condicionada ao trabalho pesado e fisicamente ativa em uma população urbana, acostumada a um maior conforto, porém com alto índice de sedentarismo. A cardiopatia coronariana é a doença mais comum na sociedade americana atual. Mais de um milhão de estado-unidenses sofrem um infarto e mais de meio milhão morrem anualmente; no Brasil são cerca de 300 a 350 mil infartos anuais.

Um programa de reabilitação cardíaca baseada em exercícios físicos é extremamente eficaz em portadores de aterosclerose coronariana no sentido de evitar morte súbita, infarto agudo do miocárdio e na redução da placa de ateroma.

O treinamento físico aumenta a capacidade funcional e reduz os sintomas em pacientes coronariopatas, reduzindo a freqüência cardíaca submáxima e retardando o aparecimento de angina durante o exercício, em alguns casos com total desaparecimento desta.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

ATIVIDADE FÍSICA / EXERCÍCIO FÍSICO

ATIVIDADE FÍSICA

Qualquer movimento corporal produzido pela contração da musculatura esquelética, que resulte em gasto energético acima dos níveis de repouso (PITANGA, 2004; ACSM, 2007).

Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", varrer a casa, um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição esportiva.


EXERCÍCIO FÍSICO

É uma atividade planejada, programada, estruturada e acompanhada ou orientada por um profissional, que tem como objetivo a manutenção e/ou melhoria de um ou mais componentes da aptidão física (ACSM, 2007).

Podemos acrescentar também como sendo um Esforço corporal com o intuito de desenvolver e manter aptidão física.

Atividade física regular – EXERCÍCIO FÍSICO - controlada por profissionais da Educação Física, pode ter as principais finalidades:

1. Melhoria dos componentes ligados à Saúde

2. Mehoria dos componentes ligados ao Alto Rendimento.

BENEFÍCIOS DA BICICLETA

A utilização das bicicletas como meio de transporte é cada vez mais recomendada, não só pelos que se preocupam com questões de mobilidade e meio ambiente, mas também por médicos e profissionais de Educação Física que veêm o transporte em bicicletas como uma grande oportunidade para as pessoas realizarem o mínimo de exercícios físicos diários requerido para a manutenção da saúde.

BENEFÍCIOS:

· 50% de redução no risco de desenvolver doenças cardíacas coronárias;

-Melhora de forma considerável o sistema cardiovascular e respiratório e ainda de quebra queima calorias, trabalhando a região abdominal, uma hora de pedalada com ritmo moderado chega a queimar 350 calorias.

· 50% de redução no risco de desenvolver diabete adulta;

· 50% de redução no risco de se tornar obeso;

· 30% de redução no risco de desenvolver hipertensão;

· Declínio de 10/8mm Hg na pressão sangüínea em assuntos de hipertensão (um efeito similar àquele obtido por drogas anti-hipertensão);

· Redução da osteoporose;

· Alívio dos sintomas de depressão e ansiedade;

· Prevenção de quedas na terceira idade;

· Estímulo aos músculos das vétebras dorsais (costas), coxas e glúteos;

-Andar de bicicleta é uma das melhores atividades físicas para enrijecer a musculatura e ficar com pernas invejáveis. Para as mulheres que sonham com pernas perfeitas, andar de bicicleta pode ser um dos exercícios mais rápidos para aparecer os resultados, além de ajudar muito aumentando o preparo físico e na força.

· Estímulo ao sistema imunitário e aumento do número de glóbulos brancos;

· Diminuição do mau colesterol e da obesidade;

· Terapia para depressão, estresse, violência, déficit de atenção e ansiedade.


Os resultados que consegue, se pedalar durante:

10 minutos – Melhoria articular
20 minutos – Reforço do sistema imunitário
30 minutos – Melhorias a nível cardiovascular
40 minutos – Aumento da capacidade respiratória
50 minutos – Aceleração do metabolismo
Mínimo 60 minutos – Redução de gordura corporal

Profissional de Educação Física e sua intervenção na Saúde

O exercício físico esta associado a menor número de hospitalizações, visitas médicas e medicação. Nos últimos anos, as pesquisas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela falta de atividade física. No campo de intervenção da saúde, o profissional de Educação Física tem sua contribuição fundamental. Ele incorpora atividades físicas ao cotidiano de cada indivíduo em busca de um estilo de vida saudável como características primordiais a prevenção, manutenção, recuperação e reabilitação, atuando principalmente em clínicas, empresas, spas, academias e programas sociais.

As novas evidências vêm comprovando cada vez mais, a importância e contribuição da atividade física para a melhoria da qualidade de vida de uma população. Isso se confirma, através de relações entre sedentarismo, como fator de risco, e estilo de vida ativo, como fator de proteção a doenças hipocinéticas e crônico-degenerativas, que é atualmente grande fonte de preocupação mundial no que se refere à Saúde Pública. (ACSM, 2003).

A Educação Física é uma área onde o conhecimento e a prática pode ser transmitida de uma forma prazerosa, indo do lúdico ao competitivo, gerando varias emoções que se diferenciam de pessoa para pessoa. O educador físico e o profissional de esportes criam e supervisionam programas de atividades físicas para pessoas ou grupos, promovendo a saúde por meio da prática de exercícios corporais. Através de avaliações físicas, de análise da individualidade biológica, especificidade e aptidão física de cada um..., o educar físico poderá prescrever exercícios que melhor se enquadre em cada situação, gerando benefícios imediatos e a longo prazo.

"Pouca atenção tem sido dada aos interesses políticos e econômicos associados à saúde, à aptidão física e aos estilos de vida ativa. Esta visão assumiu uma postura eminentemente individualista e biologicista no qual elaborou-se o conceito de vida fisicamente ativa independentemente de uma análise cultural, econômica e política, desconsiderando as contradições estruturais que limitam as oportunidades de diferentes grupos sociais. Evidências mostram que pessoas que não praticam atividades físicas definitivamente não estão ajudando sua saúde e provavelmente a estão prejudicando. Quanto mais examinamos os riscos para a saúde associados à falta de atividade física, mais convencidos ficamos que pessoas que não praticam atividade física devem começar a se exercitar."